quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Sinterklaas

O Sinterklaas, seu cavalo e os Zwart Piet.
Pra quem já mora aqui na Holanda Sinterklaas não é novidade, já para os novatos é uma novidade e tanto, então lá vai um resumão bem básico doque é e oque rola.

Eu tenho a impressão de que  os Holandeses acham Sinterklaas mais bacana que o Natal, eles fazem festinhas, as crianças ganham presentes e tem toda uma expectativa e um ritual em torno desse dia, no Natal também tem suas celebrações, mas em cinco anos aqui eu vejo o Sint fazendo bem mais sucesso.

O dia de São Nicolau (Sinterklaas em Holandes) é dia 6 de dezembro, porém aqui a comemoração acontece na noite do dia 5 de dezembro, mas no dia 17 novembro que ele chega em algumas cidades e os festejos começam. (veja as datas da chegada do Sint, aqui)

Apesar do Papai Noel, ou Santa Claus (em ingles) e Sinterklaas, serem exatamente o mesmo Santo, San Nicholas, ou São Nicolau em portugues, a estória aqui é outra, ele não vem do Polo Norte, não tem renas e nem anões ajudantes.
Ele também usa roupa vermelha, tem barba branca, mas diz a lenda que ele era um bispo turco, que vem da Espanha de barco trazendo com ele presente, doces e claro seu lindo cavalo branco e seus ajudantes.

Os ajudantes são pintados de preto, por conta da fuligem do carvão (peraí, é barco ou maria fumaça?) e oque mais chama a atenção são os olhos azuis deles. =) 
Vocês verão muitos Zwart Piet (Pedro Preto, que eu chamo de Zé Pretinho, como aqueles da banda do Ben Jor), distribuindo doces por todos do cantos, alguns pais também gostam de fantasiar seus pequenos e eles adoram.  

Se quiser ficar por dentro do calendário oficial de festejos de Sinterklaas 2012, clique aqui.

E pra saber TUDO sobre Sinterklaas vale dar uma lida nesse link da Wikipedia.

Agora é só entrar no clima e se divertir. =)

PS: Dia 17 de Novembro tem a chegada do Sint aqui em Den Haag, mas se você perder não se preocupe, ele estará em outros lugares da cidade em outras datas, a programação completa do Sinterklaas de Den Haag está aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário